Fotos: Divulgação/DCS PMBA
Para muitas pessoas, viajar é uma experiência que possibilita conhecer diferentes lugares, pessoas e culturas, oferecendo uma oportunidade única de descobertas e autoconhecimento. No entanto, a exploração pode se tornar perigosa quando não se conhece as ruas de uma cidade ou a língua local. É nesse contexto que entram em cena os policiais bilíngues do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar da Bahia (PMBA), que atuam nos principais pontos turísticos do estado.
Além de promover a segurança pública de maneira preventiva, os policiais do BPTur também orientam turistas e baianos sobre as melhores rotas a se seguir para chegar a determinado destino. Foi o que fez a guarnição composta pelo cabo Lemuel e pelo soldado Góis na manhã desta sexta-feira (20), no Centro Histórico de Salvador. Percebendo a incerteza de um grupo de turistas chineses, os policiais se aproximaram, estabeleceram o diálogo e ofereceram um caminho seguro para que os viajantes chegassem à sua destinação. A intervenção foi elogiada pelos turistas, que destacaram a cordialidade e o profissionalismo dos militares.
O cabo Lemuel ressaltou a importância de ações preventivas no policiamento turístico: “Nosso objetivo é sempre proteger as pessoas e garantir que a experiência delas seja segura e agradável. Uma orientação no momento certo pode evitar situações de risco”.