Foto: Leonardo Rattes/ Ascom Sesab
A Semana do Doador 2024 da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que ocorreu de 25 a 30 de novembro, mobilizou 5.779 candidatos à doação e coletou 4.630 bolsas de sangue. Com o tema “Cada doação, uma nova história”, que também comemora os 35 anos de fundação da instituição, o evento registrou um aumento de cerca de 8% em relação às 4.296 bolsas coletadas e 5.518 voluntários à doação no ano passado.
O cantor Tatau, ex-vocalista da banda Ara Ketu, foi embaixador da campanha, que teve o objetivo de homenagear e agradecer aos doadores voluntários, além de conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue.
Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população do Brasil doa sangue de forma regular, número que fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 3% a 5% registrados em países da Europa. “Nesta Semana do Doador, mais uma vez agradecemos aos doadores por sua disponibilidade e solidariedade, pois eles são essenciais para que a Hemoba cumpra a sua missão. Precisamos desse doador de sangue, já que não há outra maneira de obter os hemocomponentes e hemoderivados, que são fundamentais em vários tratamentos dos pacientes”, declarou o diretor geral da Fundação, Luiz Catto.
Onde doar – Em Salvador, o Hemocentro Coordenador funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.